terça-feira, fevereiro 27, 2007

Trilha sonora do dia



Juparanã, de Joyce e Paulo César Pinheiro - no CD "Voadeira" de 1999, da Mônica Salmaso.

A ouvi hoje no ônibus, a caminho do trabalho. É beeem brasileira, com várias nomes de bichos, plantas, coisas da natureza. Fico pensando como seria traduzir ou explicá-la para um gringo... seria difícil! Curti muito este disco na época em que foi lancado. Havia ganhado de presente da minha cunhada o "Afro Sambas" (que ela gravou com o Paulo Belinatti) e fiquei bem interessado na música da Mônica. Eu ouvia muito a rádio Eldorado de São Paulo, que organiza o Prêmio Visa de Música Brasileira. A Mônica ganhou este prêmio na edicão vocal e por conta disto gravou um CD pelo selo Eldorado - o CD é exatamente o "Voadeira", que foi bastante divulgado. Comprei-o imediatamente e fui ao primeiro show que ela fez após gravar o CD. Se não estou enganado, o show foi no SESC Vila Mariana. Achei uma maravilha e comprei outro CD (Trampolim) na lojinha que montaram lá no show. Desde então tenho-a seguido sempre que posso, acho que já assisti a uns 6 ou 7 shows dela, incluindo o do último CD - "Iaiá". A escolha dos músicos que tocam com ela é sempre ótima, seja nos discos ou nos shows, só peso-pesados: Benjamin Taubkin (em um dos shows eles tocaram "Ave Maria no morro" só os dois, piano e voz - emocionante!), Teco Cardoso, Caito Marcondes, Fabio Tagliaferri, Nailor "Proveta" são só alguns deles.

Vejam o comentário da Mônica sobre a "Juparanã", disponível no site dela: http://www.monicasalmaso.mus.br

"Fico muito feliz em gravar a Joyce. Esta música tem um pouco do "Boto" do Tom Jobim - ambas muito brasileiras; e assim que a ouvi, achei que se parecia comigo e com a minha maneira de cantar".

Juparanã
Composição: Joyce e Paulo César Pinheiro

Juparanã, aldeia, brejal
Juparanã, paul, pantanal
Juparanã
Nação de igarapé
Chão de curimatã
Jazida do pajé
Da muiraquitã
Juparanã, Juparanã, Juparanã

Juparanã, o boto é de
Tem sucuri, pacu, tracajá
Tem tucumã
Imbira, mussambê
Ingá, pariatã
Sagüi, juruetê
Arara, mussuã
Juparanã, Juparanã, Juparanã

Tem jacumã, ubá
Bom de atravessar
Os igapós, eu vou pescar
Ê Juparanã
Tem peixe, boitatá
Iara mora lá
Nos aguapés, vem me ajudar
Ê Juparanã

4 comentários:

Lunna Guedes disse...

Boa noite, vim conhecer-te porque adorei o nome do seu blog. Confesso guardar em mim uma pequena paixão por Goethe... Digo pequena, porque tenho muitas paixões: Emily, Cecília, Mário, Ferreira, Fernando...
Bem, vim e gostei... Vou voltar outras vezes mais... Adorei o post abaixo, moro em SP por enquanto (sou meio cidadã do mundo) e não sabia que por aqui já levar a bike no metrô...
Abraços.

Zeca disse...

Oi Luna! É um prazer receber sua visita! O Goethe é talvez o intelectual alemão mais respeitado na Alemanha e no resto do mundo. As pessoas aqui o admiram, todos os conhecem, ele é uma espécie de patrimônio nacional. Por outro lado, os mais jovens (menos de 40) confessam nunca ter lido ou não gostar dele, o consideram complicado etc. Quando alguém fala complicado ou usa uma linguagem rebuscada, os outros dizem: "está falando como na época do Goethe". Curioso, não? Te confesso que li dele apenas o Viagem a Itália, ainda não tive coragem de encarar o Fausto ou outros livros. Ah, visitei a casa em que ele foi nascido em Frankfurt, hoje é o Museu Goethe. É bem bacana, especialmente se você faz uma visita guiada.

Esta coisa das bicicletas é bem legal, né? Tomare que mude logo, seria ótimo liberarem o transporte em qualquer dia e horário.

Que bacana que você está morando em Sampa. Eu amo esta cidade, apesar de todos os problemas (o amor é cego!). Não sei se vc é daí ou de outro lugar, mas aproveite tudo de bom que Sampa tem pra oferecer.

Que bom que você gostou. E pode deixar que farei uma visita pra você também, ok? E apareça sempre, o café estará sempre quentinho! :-)

Zeca disse...

Hehe, tô começando a escrever em português como se escreve em inglês ou alemão!!! Escrevi "a casa em que ele foi nascido...", acho que o correto seria dizer "a casa em que ele nasceu...". :-p

Andréa disse...

Eu AMO a voz da Monica Salmaso. Adoro quando ela canta Guinga.