Li no blog da Soninha e no Apocalipse Motorizado que foi liberado o transporte de bicicleta no metrô de São Paulo. Ótima notícia!
Depois de muito tempo resolveram liberar o transporte das magrelas. Grandes adesivos verdes com o desenho de uma bicicleta foram colocados no chão das estações, indicando os vagões em que elas podem ser transportadas. O transporte ainda é restrito apenas aos sábados (das 15:00 às 20:00), domingos e feriados (das 7:00 às 20:00). O número máximo de bicicletas permitidos por trem é de 2 apenas, portanto se por exemplo uma família de 4 pessoas quiser viajar junta, 2 terão que ir no 1o trem e os outros no próximo.
Aqui na Alemanha anda-se muito de bicicleta, muito mais que no Brasil (é minha impressão). Ao menos aqui em Mannheim e nas cidades da região, tudo é muito plano, há ciclovias, sem contar as severas leis de trânsito protegendo os ciclistas e válidas no país inteiro (eles tem prioridade até com relação a pedestres) - isto tudo facilita muito. Muitas pessoas vão ao trabalho pedalando, sempre usando seus capacetes. Alguns colegas meus lá do escritório também.
Essa é uma mudança que estou começando a considerar. De casa até o trabalho a distância é de aproximadamente 8 km, a maioria deles planos, portanto seria impossível encarar. O único problema que vejo é que tenho que trabalhar de terno e gravata, preciso estar sempre bem alinhado (fico com receio de chegar suado). Vou esperar um dia que não esteja chovendo e que não haja calor (isso é fácil!) para fazer um teste.
A empresa que trabalho mudou de endereço em São Paulo, foi para a Nova Faria Lima, que por sinal é bem perto lá de casa. Estou pensando seriamente em adotar a bicicleta como meio de transporte quando voltar. Seria bem simples, bastaria pedalar pela ciclovia da Avenida Nova Faria Lima, que também é bem plana. Meus receios são os assaltos e o fato de que nós, brasileiros e paulistanos, não estamos acostumados a conviver com as bicicletas no trânsito, o que é responsável por um número muito grande de acidentes (foi o que li no Apocalipse Motorizado).
A Vivian foi hoje para a aula de alemão de bicicleta. A distância para ela é de 4 km, super tranquilos, é um caminho que já fizemos muitas vezes juntos (para ir ao cinema, ao centro da cidade, no supermercado). Ela disse que não teve problema algum, tirando a chuva que pegou na volta (o casaco e o sapato dela estão secando na cozinha! hehe!).
Normalmente vou ao trabalho de carro, é super conveniente, dirijo menos de 15 minutos, tem estacionamento sem custo etc. Mas sei que não é uma atitude ecologicamente correta. Esta semana resolvi mudar: comprei o passe semanal de ônibus. É ótimo, em geral gosto muito pois posso ler e ver as pessoas. O único incoveniente é que preciso acordar mais cedo.
Já é um começo!
Depois de muito tempo resolveram liberar o transporte das magrelas. Grandes adesivos verdes com o desenho de uma bicicleta foram colocados no chão das estações, indicando os vagões em que elas podem ser transportadas. O transporte ainda é restrito apenas aos sábados (das 15:00 às 20:00), domingos e feriados (das 7:00 às 20:00). O número máximo de bicicletas permitidos por trem é de 2 apenas, portanto se por exemplo uma família de 4 pessoas quiser viajar junta, 2 terão que ir no 1o trem e os outros no próximo.
Aqui na Alemanha anda-se muito de bicicleta, muito mais que no Brasil (é minha impressão). Ao menos aqui em Mannheim e nas cidades da região, tudo é muito plano, há ciclovias, sem contar as severas leis de trânsito protegendo os ciclistas e válidas no país inteiro (eles tem prioridade até com relação a pedestres) - isto tudo facilita muito. Muitas pessoas vão ao trabalho pedalando, sempre usando seus capacetes. Alguns colegas meus lá do escritório também.
Essa é uma mudança que estou começando a considerar. De casa até o trabalho a distância é de aproximadamente 8 km, a maioria deles planos, portanto seria impossível encarar. O único problema que vejo é que tenho que trabalhar de terno e gravata, preciso estar sempre bem alinhado (fico com receio de chegar suado). Vou esperar um dia que não esteja chovendo e que não haja calor (isso é fácil!) para fazer um teste.
A empresa que trabalho mudou de endereço em São Paulo, foi para a Nova Faria Lima, que por sinal é bem perto lá de casa. Estou pensando seriamente em adotar a bicicleta como meio de transporte quando voltar. Seria bem simples, bastaria pedalar pela ciclovia da Avenida Nova Faria Lima, que também é bem plana. Meus receios são os assaltos e o fato de que nós, brasileiros e paulistanos, não estamos acostumados a conviver com as bicicletas no trânsito, o que é responsável por um número muito grande de acidentes (foi o que li no Apocalipse Motorizado).
A Vivian foi hoje para a aula de alemão de bicicleta. A distância para ela é de 4 km, super tranquilos, é um caminho que já fizemos muitas vezes juntos (para ir ao cinema, ao centro da cidade, no supermercado). Ela disse que não teve problema algum, tirando a chuva que pegou na volta (o casaco e o sapato dela estão secando na cozinha! hehe!).
Normalmente vou ao trabalho de carro, é super conveniente, dirijo menos de 15 minutos, tem estacionamento sem custo etc. Mas sei que não é uma atitude ecologicamente correta. Esta semana resolvi mudar: comprei o passe semanal de ônibus. É ótimo, em geral gosto muito pois posso ler e ver as pessoas. O único incoveniente é que preciso acordar mais cedo.
Já é um começo!
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