domingo, fevereiro 25, 2007

Tagebuch eines scandals


Assisti na 6a o filme "Notes on a scandal" ou "Notas de um escândalo", que está concorrendo a 4 oscars (melhor atriz = Judi Dench, melhor atriz coadjuvante = Cate Blanchett, melhor roteiro adaptado e trilha sonora). Fomos eu, a Vivian, o Pascal (meu maluco e professor de alemão - ele é grego), a Marcela (amiga mexicana) e o namorado dela Bernhard (alemão).

Achamos que o filme estaria em língua original e dançamos: era dublado, como a imensa maioria dos filmes aqui na Alemanha! Péssima surpresa...

Apesar da grande dificuldade de entender o que se falava, gostei do filme. Fiquei pensando o final de semana inteira sobre a estória... que triste! A personagem da Judi Dench é totalmente maluca, psicótica, obsessiva, controladora, maquiavélica. Me identifiquei com a personagem da Cate Blanchet, com sua fragilidade. Fico me perguntando o que a levou a ter a relação com o garoto... quero dizer, quais as motivações dela lá no fundo, bem fundo - o que ela estaria sentindo, o que estaria incompleto, o que ela buscava. A família dela é linda, tem um filho lindo também, marido companheiro e super pai, ela amava muito todos eles. Não a estou julgando, pelo contrário. Estou tentando me colocar no lugar dela: o que faria na mesma situação, se me visse apaixonado por uma aluna minha de 15 anos de idade? Não faço idéia! Quando penso no que sinto agora, no que sou hoje, nas pessoas que fazem parte da minha vida, não vejo qualquer possibilidade de que algo assim viesse a acontecer. Mas e amanhã? E daqui a 1, 5, 10 anos? Pode ser, basta viver para surpreendido. Não consigo e não posso julgá-la, mas consigo entendê-la. Pode acontecer com qualquer um, a qualquer hora ou lugar.

A música é maravilhosa, composta pelo Philip Glass (não conheço bem a obra dele, mas sei que é bem respeitado no meio musical - resolvi dar uma investigada no site dele, é bacana mas está bem lento para navegar, depois dou outra passadinha).


Nenhum comentário: