domingo, fevereiro 25, 2007

Amores


A Laura escreveu lá no Caminhar sobre o filme "Amores", do Domingos de Oliveira. Faz um tempão que assisti ao filme e o post dela me trouxe uma ótima lembrança.

Me lembro perfeitamente do dia em que assisti "Amores". Estava no trabalho lá em Sampa, sem vontade de nada e de ninguém. Pensei que seria bacana me distrair fazendo algo por mim e comigo apenas. Era 4a-feira, procurei na internet por alguma exposição ou filme pra ver, daí descobri que haveria uma pré-estréia do "Amores" lá no Espaço Unibanco. Caminhei devagar pro cinema lá na Augusta e me pensei: "tomara que o filme seja uma maravilha, tô precisando...". Adoro coisas inesperadas, inusitadas, daquelas que te surpreendem e marcam pequenos e despretenciosos momentos da sua vida para sempre, sabe? Um sorriso de alguém no metrô, um pôr do sol, um dia de chuva, a cor de uma flor, um gesto de um desconhecido. Eu nunca tinha ouvido falar do Domingos de Oliveira, meu humor não estava dos melhores nesse dia (tava na verdade bem deprê), ou seja, não havia razão alguma pra ter qualquer esperança de ter uma noite bacana. Resultado: adorei o filme! É simples, direto, os diálogos são ótimos. Os personagens são muito verdadeiros, transparentes, tem uma certa ingenuidade que adoro - aquela que só as crianças tem, sabe? Parecem entregues à vida e seus amores, frustações, tristezas, dúvidas, crises existenciais, amizades. Como escreveu a Laura, os olhos são lindos, brilham - demonstram que estão vivendo a 100%, parecem que se permitem descobrir e surpreender, como as crianças. Meus personanagens favoritos são o casal da comediante, irmã da atriz loira, e do artista plástico gay. O final para esses dois em especial é uma beleza, assim como as imagens de Santa Teresa, no Rio.

Pouca gente conhece esse filme, mas todos que já assistiram gostam muito. Ele virou para mim uma espécie de filme que representa alegria, leveza ao viver a vida, coração aberto.

No sábado seguinte levei a Vivian (minha esposa), a Luciana e o Mario, amigos nossos. Eles também adoraram! Depois assisti mais uma vez no Canal Brasil.

Página do Domingos no Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_de_Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

Zeca, é legal isto da gente trazer lembranças para os amigos, falar de coisas interessantes- divulgar, não é?
O Domingos era considerado menor no meio intelectual, até que começou a fazer os filmes e a ser descoberto por gente como a gente. Eu mesma me penitencio por não ter ido antes vê-lo atuando- fez muitas peças.
A outra moça, que vc não lembrou, é a Mônica valdvolgel. Bjs Laura e tks.