segunda-feira, junho 11, 2007

Traga o sonrisal!

Tô só o fio da rabiola (péssimo comentário, não? anyway, não resisti, é a melhor definição que conheço... para os brasucas já há tempos no exterior, que dizer que estou quebrado, cansadérrimo, kaputt). Cheguei em casa ontem depois da meia-noite, após 2 horas e meia de vôo direto de Lisboa!

Pois é, passamos 4 dias lá, por conta do feriado de Corpus Christi. Foi uma maravilha, principalmente por dois motivos: as semelhanças com o Brasil e a comida.

Comi(emos - minha fiel escudeira Vi acompanhou, é claro) de tudo, das mais tradicionais iguarias aos mais saborosos quitutes da baixa gastronomia portuguesa - pastéis (bolinho) de bacalhau e de nata (os de Belém, lá do lado do Mosteiro dos Jerônimos, são os melhores), croquetinhos de carne, tostas (mixto-quente), passando por cabrito à alentejana, bacalhau, polvo, chocos (tipo de lula), favas com costelinha, presunto serrano, queijo serra, queijadas e travesseiros de Sintra, farófias (sobremesa com claras de ovos). Para acompanhar, rolaram também umas bebidinhas, pois ninguém é de ferro - vinhos portugueses do Dão e do Alentejo, vinho do Porto, cervejinha imperial (nosso chopp) e ginjinha, licor dos mais simples feito com cerejas selvagens (ginjas). Deu também pra matar saudade de manga e melancia, que na Alemanha custam os olhos da cara.



Como vocês podem ver, tudo muito singelo. Nos períodos entre as refeições, fizemos digestão caminhando pela cidade, subindo e descendo (rolando) as ladeiras, se encantando com o casario, com os bondes, com o ritmo de vida de nossos patrícios.


[ leia o letreiro da ginjinha, bem acima da minha cabeça/ombro esquerdo ]

Recomendo fortemente Portugal como destino turístico, inclusive e principalmente, gastronômico. E tem uma vantagem em relação ao resto da Europa Ocidental: é bem mais barato, sendo comparável em muitos casos ao Brasil.

Caso você decida visitar Portugal, deixe um comentário aqui que dou umas dicas de restaurantes, botecos e sítios de interesse. E não se esqueça: leve um estoque de sonrisal bem reforçado!
.

3 comentários:

Andréa disse...

Aaaaahhhh!! Eu quero!! Mas nao vou tao cedo. Ai que saudade de comer pastel...

Lili disse...

Zeca!
Puxa, seu blog mudou de cara, hein?
Gostei
Que bom que vc continua por aqui, cara...rs
Eu estive por aí, realizando coisas, vivendo sem aquele tempo gostoso de parar e refletir, refletir e voltar, voltar e retomar o fio da minha meada. É bom ir. É bom voltar.
Passa lá! rs
Beijo em vc!

bibi move disse...

entao voces se deliciaram nos pstzinhsh dbléin?
hum...
aqui perto de casa tem, no mesmo lugar onde vende salchicha (sic, da placa)