sábado, junho 16, 2007

O que é o Brasil?

Boa pergunta, não é mesmo? Não tenho resposta pra ela, não faço idéia sobre como definir nossa terra, nosso gente, nosso jeitinho. Só sei que entendo, que sou e sei o que é ser brasileiro, com tudo de bom e ruim que isso carrega. Já escreveu Caetano e cantou Gal Costa: "...cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...".

Pegos de surpresa, zapeando os seeehr langweilig canais da TV alemã, assistimos hoje na BBC um filme chamado "Puro espírito do Brasil". O vídeo é bancado, patrocinado, feito sob encomenda, pela cachaça Sagatiba. É um filme de propaganda da cachaça (apesar de eu não lembrar tê-la visto no filme - kein jabá), estão nele todos os clichês que gostamos e nos fazem orgulhosos (e que às vezes no deixam em dúvida se podemos nos levar a sério).

Anyway, foi uma grande surpresa. Adorei assistí-lo, me diverti muito, me senti muito brasileiro e gosto disso. E agora estou ainda com mais saudade.

Abaixo os dois traillers que estão no YouTube e no site da Sagatiba.



3 comentários:

Andréa disse...

E quando a gente mora fora a gente fica muito mais brasileiro, né! Eu sou assim. Agora melhorou, mas no começo eu chorava se visse um filme desse na TV ou música brasileira tocando numa loja, etc. Hoje de manhã, por exemplo, fomos tomar nosso brunch num restaurante aqui da vizinhança e na saída tinha uma banda tocando música brasileira ao vivo na feira de rua. Paramos pra ouvir. Meus olhos se encheram de lágrimas quando a cantora começou a cantar "Aquarela do Brasil".

Lili disse...

Puxa, Zeca...esse post me deu vontade de escrever páginas e páginas! rs - mas não vou. Comentário longo, em blog,é muito chato. Um dos telejornais da noite revelou que estima-se que 3,5 bilhões de reais sejam perdidos anualmente na corrupção. Fiquei pensando na minha grande vontade de ir embora daqui, de criar meus filhos num lugar onde as pessoas possam ter uma vida mais digna, mais segura, mais tranquila. Entro, aqui, e leio você com uma certa nostalgia do Brasil...Os vídeos mostram a gente do Brasil em momentos bons, alegres...que são a minoria. Essa gente, que é a maioria do povo brasileiro, não tem acesso a condições mínimas de respeito que lhes permita vislumbrar um futuro. Eu cresci ouvindo que o Brasil é o país do futuro. Hoje, eu digo aos meus filhos que o futuro nunca vai chegar aqui. Temos fortes indícios disso. Se eu não puder, um dia, ir viver em um lugar civilizado, eu vou para o Nordeste. Lá, pelo menos, mesmo trabalhando pra pagar as contas, tem sol e praia pra caminhar no fim do dia. Ainda bem que, nos vídeos, apareceram poucas bundas, né? rs - isso é cansativo demais. Afinal, " nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda!", já dizia a Rita Lee...rs
Beijos, Zeca! Não tenha saudade, não. Você vive em um lugar onde a vida acontece de verdade.

Lili disse...

Desculpe: ficou longo! rs