sábado, março 17, 2007

Eu e meu irmão e eu e ele

Ontem foi aniversário do meu irmão, 30 anos. Lembrei dele e da nossa infância - são muitas coisas misturadas, sempre tudo junto, ele não é só uma pessoa de carne, osso, cabelo, braço, perna, ele é tudo junto e misturado, nossa infância, minhas memórias mais antigas, nossos pais, tios, avós, amigos, um monte de sentimentos. As pessoas são muitas coisas - alma, corpo, memórias. Meu irmão é muito diferente de mim e ao mesmo tempo muito parecido. Vemos o mundo de forma beeem diferente, mas quem nos conhece vê muito de mim nele e muito dele em mim. Nos últimos anos não nos falamos freqüentemente, não dividimos muitas coisas, posso dizer que não nos tornamos amigos depois de adultos. Mas de todas as relações que tive com qualquer pessoa até hoje, a com ele é a mais forte e enraizada, a que mais reflete o que sou hoje e o que fui um dia. A relação que temos com nossos irmãos é talvez a mais duradoura, potencialmente mais longa que temos na vida, principalmente se a diferença de idade é pequena, 1 ano e 1/2 no meu caso. Normalmente convivemos com nossos irmãos a vida inteira de um e do outro. Nosso pais se vão, mas nossos irmãos estão lá desde sempre até que ou eles passemos dessa pra melhor. Meu irmão me lembra muito o Brasil, me lembra minha casa. Me lembra o que eu era, o que fomos juntos. Me faz pensar no que serei quando envelhecer, que somos pessoas tão diferentes e tão iguais, que somos dois e ao mesmo tempo um. Eu sou ele, ele sou eu, somos dois e um, somos meu pais e minha mãe. Tudo junto.

Um comentário:

PoshDrosofila disse...

Oi Zeca
Poxa, vc me fez lembrar minha irmazinha mais nova, ela tem 23 agora... Nos eramos muito companheiras, e tinha coisas lindas que faziamos juntas, que era nosso segredo, nossa comunhao...
hoje eu to aqui tao longe, a gente tenta manter a proximidade...
mas eu sinto falta do abraço, da risada, de andar de maos dadas...
essa coisa da memoria é dificil...
abraços,
K