domingo, maio 13, 2007

Nuvem Negra

Me lembro como se fosse hoje quando comprei meu primeiro CD. Eu estudava lá na PUC, no campus da Rua Marquês de Paranaguá, que fica lá perto da Praça Roosevelt, entre a Consolação e a Augusta, centro de Sampa. Eu não tinha emprego na época e fazia uns bicos trabalhando de mesário em jogos de futebol de salão. Trabalhava a maioria dos finais de semana, no sábado ou no domingo, o que me garantia uma graninha bacana pra me divertir. Quando juntei um pouquinho, a primeira coisa que fiz foi comprar um aparelho de som gradiente, com CD player. Comprei lá no Mappin(?) do Shopping Morumbi, junto com meu amigo e padrinho de casamento Ricardo Antão.

Tendo então comprado o som, peguei dois CDs emprestados com alguém da faculdade (não me lembro quem), mas não tinha um CD próprio. Saí uma manhã da PUC e caminhei em direção à Praça da República, tendo como destino o Mappin da praça Ramos de Azevedo. Entrei na loja e fiquei lá mais de uma hora, olhando os CDs e pensando qual levar. Tinha grana para um apenas e quis escolher bem.

Acabei pegando "O sorrido do gato de Alice", da Gal Costa. Não me lembro porque. A capa era bem bonita, branca, com um sorriso lindo (sorriso da Gal, igual ao do gato). Olhei as músicas, não conhecia nenhuma. Mas por algum motivo ele foi o escolhido.

Hoje, depois de 14 anos (acho eu), não me considero um fã da Gal Costa. Respeito-a como cantora, mas acredito que ultimamente (últimos 10 anos) ela não está sendo muito feliz na escolha do repertório etc. Mas tem uma coisa: quando ela acerta uma música, é incrível, não tem pra ninguém. Dois ótimos exemplos são "Se todos fossem iguais a você" e "Caminhos cruzados", gravado ao vivo em um show em homenagem ao Tom Jobim e com presença do próprio, além de outros cobras como Herbie Hencock (diretor artístico do show), Gonzalo Rubalcaba, Shirley Horn, Ron Carter e Joe Henderson, pra citar alguns. A Gal canta lindamente as duas músicas, emocionada, com a voz limpa, suave e poderosa. Maravilhoso! O CD chama-se "Antonio Carlos Jobim and Friends", gravado em setembro de 1993 em São Paulo, naquele que seria o último show com o Tom em terras brasileiras.

Outra música que adoro com a Gal é "Nuvem Negra", que está exatamente no "sorriso...". Tenho o CD até hoje e esta é a única música que me lembro. Mas é fantástica!

Achei hoje no YouTube um vídeo com ela, o Djavan (compositor) e o Chico Buarque. Os três cantam a música, com o Djavan tocando violão. Divirtam-se!



Nuvem Negra, Djavan

Não adianta me ver sorrir
Espelho meu
Meu riso é seu
Eu estou ilha ... da
Hoje não ligo a TV
Nem mesmo pra ver o Jô
Não vou sair
Se ligarem não estou
À manhã que vem
Nem bom-dia eu vou dar
Se chegar alguém
A me pedir um favor
Eu não sei

Tá difícil ser eu
Sem reclamar de tu ...do
Passa nuvem negra
Larga o dia
E vê se leva o mal
Que me arrasou
Pra que não faça sofrer mais ninguém
Esse amor que é raro
E é preciso
Pra nos levantar
Me derrubou
nao sabe parar de crescer
e doer

Um comentário:

Regina disse...

Que presente lindo, Zeca! Eu nao conhecia essa musica...

A sua descricao de lugares em Sampa me deixou saudosa (ate pelo Mappin da Praca Ramos, imagine).

Bjs.

Regina