domingo, abril 15, 2007

Final de semana, Itália e visita dos meus velhos...

Bambini felizes em Roma


Domingo 19:17, o final de semana chegando ao fim. O clima esteve maravilhoso esta semana por aqui, ensolarado, um pouco de vento à noite para refrescar. Adoro quando o clima está assim. Os dias estão bem mais longos, está escurecendo umas 20:30 todo dia, portanto dá pra chegar ao trabalho e ainda fazer muita coisa. Ontem fizemos uma faxina daquelas que lava a alma e depois fomos a um aniversário com direito a churrasco (parecia que estávamos no Brasil). Hoje saímos de bicicleta por uma trilha aqui perto e fomos tomar café da manhã numa cidadezinha chamada Ladenburg, bem típica alemã. Depois ficamos jogados em um parque na beira do rio Neckar, tomando um solzinho e lendo um livro. Maravilha!

A Itália foi fantástica. Ficamos lá exatamente 8 dias, visitamos Milão, Florença e Roma. Não demos muita sorte com o clima, estava frio, mas isso não atrapalhou em nada. Começamos o passeio por Milão. Gostamos muito da cidade, é limpa, arborizada e organizada (ao menos na região central), bem diferente do que havíamos ouvido sobre a Itália. O povo lá é muito chique, é um verdadeiro desfile de moda a céu aberto. A catedral é incrível, enorme. Nunca visitei uma igreja tão bonita. O povo foi muito educado e receptivo. Os preços são um absurdo de caros, até para nós que moramos na Alemanha. Incrível, mas uma cerveja de 400 ml pode custar até 9 Euros! O negócio é fugir das ruas principais, como o Corso Vittorio Emanuele. No corso vale a pena tomar um sorvete, um espresso (no balcão é baratinho, só 90 centavos) e principalmente comer um sanduíche em qualquer um dos cafés. Comemos um com presunto parma, pasta de atum e queijo parmegiano regiano, maravilha! Ah, e comemos também filé a milaneza!

Florença foi muito bacana, adoramos. Achávamos que a cidade seria maior, mais cosmopolita, porém é relativamente pequena, de certa forma tradicional, porém cheias de pequenas e grandes jóias. Assim como Roma, cada esquina reserva uma surpresa. É como se aquela Itália que vemos nos filmes e pela TV se materializasse na frente dos nossos olhos. Andamos muiiito, visitamos muita coisa, o Uffizi e a Galleria Del'Academia, o Domo, a Capela Medici, a torre do Giotto, a Capela di Santa Croci (onde está enterrado o Michelangelo). É uma cidade que respira arte, cada praça tem um monumento. Adoramos tudo do Michelangelo, principalmente o Davi.

Roma é sensacional, incrível. É como se estivéssemos no centro do mundo. E como é velha! Tudo é histórico, se aprende um pouco a cada esquina, praça ou rua. O Coliseu é um desbunde, mesmo para quem já se cansou de ver imagens dele em tudo que é canto. É incrível também ver a cara das pessoas olhando pra ele pela primeira vez e exclamando: "uau!". É a reação geral, sem exceção. O Forum Romano é ainda mais incrível, olhar aquelas ruínas lá de cima é impressionante. Vimos também todos ou quase todos os musts: Museu Vaticano e a Capela Sistina, Basílica de São Pedro (a vista lá da torre faz valer a pena subir mais de 500 degraus), Galeria Borghese, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Pantheon, Piazza Navona, Trastevere, além das inúmeras igrejas cheias de obras de arte, de Bernini a Caravaggio. Meus lugares preferidos foram o parque de Villa Borghese, o Pincio (mirante que fica na Villa Borghese, se tem um vista perfeita da Basílica de São Pedro e da Piazza del Poppolo), a Piazza del Poppolo (muito bonita, com as esculturas do Bernini), o bairro judeu lá perto do Teatro Marcello e a Via Giulia (avenida que vai paralela ao Tevere, cheia de palácios antigos e árvores em vasos). Também comemos muito bem lá em Roma: encontramos uma pizza ótima e comparável às de Sampa, comemos a melhor lasagna e tiramissú das nossas vidas no restaurante La Botticella, no Trastevere (dica do Roberto, amigo da Vi lá da Universidade de Mannheim).

No geral, foi emocionante visitar à Itália. Achamos muito parecida com o Brasil, muitas coisas ficaram claras pra nós após esta viagem, muito do que são os brasileiroas, sobre como nos comportamos. A Vi ficou especialmente emocionada, conhecendo suas raízes. Esta experiência de viver na Europa é incrível por isso, aprendemos muito e principalmente a nos conhecer melhor.

Hoje falei com meus pais pelo MSN. Eles estão super animados, amanhã pegam o avião pra Europa, vem nos visitar. Fazem uma escala em Lisboa e de lá vão para Roma. Ficam lá 3 dias e aí nos encontramos. Maravilha, não vejo a hora de vê-los. É a 1a viagem deles pra Europa, eles estão muito felizes e ansiosos. O mais legal é que os dois vão comemorar seus aniversários aqui conosco: ela no dia 24 de abril, ele no dia 29. Viva!

Um comentário:

Andréa disse...

Aproveitem muito junto com a família! Beijem e abraçem bastante os queridos, porque depois dá uma saudade danada...